Cor para todo gênero

wp-1484442402682Estava eu fazendo as palavras cruzadas de um jornal. No meio do entrelaçado de todas as palavras, veio a pergunta: “cor de menino?”. No espaço oferecido, são só quatro quadradinhos e nas respostas está “azul”. Mas a cor de um menino realmente é azul? Quando quem ou o quê criou as cores foi logo taxado o azul como “cor somente de menino”? E também o rosa, sendo o oposto, “de menina”? São padrões da sociedade.

Desde pequeno, um homem tem sua masculinidade à prova. Ele deve ser viril e símbolo de força. É estimulado a exercer o machismo. Tem que jogar bola, brincar de carrinho, em suas brincadeiras são estimuladas a agressividade. Para as meninas é oferecido toda delicadeza. As mulheres têm que ser finas e sutis. Bebês de brinquedo fazem um “treinamento” para quando for mãe, assim como, brincar de “casinha” já prepara para ser dona de casa. Sexualidades reféns.

Que tal invertermos os papéis? Mulher não pode ser corajosa e homem ter sentimentos? Temos que seguir o sistema? Sermos robôs fidedignos ao mandante? Eu não posso chorar por ser homem e ter de descontar minha tristeza com a raiva?

Azul é para todo gênero, assim como toda cor é para ambos os sexos. Verde, vermelho, rosa, amarelo, laranja, preto… O que importa? São só tonalidades diferentes.

14 comentários sobre “Cor para todo gênero

  1. Oi, tudo bem? Adorei que você trouxe essa discussão pro seu blog, ainda mais de forma concisa e direta. Eu não tenho essa habilidade de falar tudo o que eu quero com tanta propriedade em pouco tempo, então meus parabéns!

    Esse é um assunto que me incomoda muito, e fico muito feliz de ver gente que pensa como eu e você. Toda visibilidade é importante. E, claro, cor de menino é a cor que ele quiser.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

